Projetos de Pesquisa

Terrestre, territórios e terraforming: imagens para ressurgências da T(t)erra
Tomando como ponto de partida a COP 26, levando em conta a visualidade tanto de seu âmbito institucional como das manifestações nas ruas, percebemos certa limitação na representação de objetivos tão prementes como o aquecimento do nosso planeta. Entendemos que mesmo sendo o objetivo de redução de gazes de efeito estufa muito bem delimitado, ele requer a mobilização de um imaginário muito mais aberto, isto é, outras práticas imagéticas que possam suscitar outras possibilidades de atuação. Procuramos aqui mostrar que os autores-guia (Haraway, Latour, Bratton entre outros) trazem com sua abordagem teórica, algumas propostas práticas e, em particular, práticas de imagem.


Teorias do envolvimento para práticas de autonomia: desenhando outros territórios em um mundo em transe
A partir do chamamento a um “planejamento orientado por teorias do envolvimento”, proposto pela socióloga Ana Clara Torres Ribeiro, a pesquisa procura realizar um trabalho de ligação, costura, enredamento entre autores, teorias, práticas e praticantes dos territórios através da realização de uma cartografia que se propõe a contar histórias - exemplos - capazes de afetar e proporcionar vislumbres desde seus modos de fazer, de teorias do envolvimento que forneçam ferramentas para ajudar a ação social a disputar futuros desde os vários mundos do presente. A intenção é contribuir com a formulação da crítica ao modelo de progresso e à noção de desenvolvimento construídos na modernidade e nos processos político-culturais do século XX a partir do campo da arquitetura, urbanismo, design e planejamento urbano. Desenhando três imagens de envolvimento como ponto de partida — (1) autonomia e territórios de comuns (2) bem viver e lugares de descolonização do pensamento (3) sonhar, fabular e contar outras histórias — a pesquisa investiga 'microecologias críticas', entendidas como lugares, movimentos, coletividades, territorialidades, construídas e mantidas através de práticas de autonomia e processos luta e cooperação que apontem caminhos para a construção de uma agenda de transformação de paradigmas para o pensamento e a ação sobre o urbano, a terra e a vida coletiva no contexto da atual crise civilizatória e ambiental que podemos associar à palavra Antropoceno.


Rumo a uma abordagem hermenêutica do design: interpretação, projeto e história
O problema colocado por este projeto de pesquisa é de natureza epistemológica: ele busca refletir sobre maneiras de se produzir conhecimento no campo do Design a partir de uma abordagem interpretativa -- o termo "interpretativo", adotado aqui, remete ao conceito de Verstehen (interpretação, compreensão), tal como utilizado na tradição hermenêutica. O principal objetivo do projeto é dar os primeiros passos na construção de uma base epistêmica interpretativa para os estudos científicos em Design. Espera-se apresentar, na conclusão da pesquisa, algumas diretrizes teórico-metodológicas que possam orientar futuras pesquisas na área.


Práticas criativas colaborativas: desafios para o design e para a cidade na perspectiva do comum
O recente rebaixamento do grau de investimento da cidade do Rio de Janeiro e a crise brutal do Estado indicam claramente um modelo de desenvolvimento inadequado e um legado negativo dos megaeventos aqui realizados. O “criativo” temum papel nesses processos. A pesquisa se desenvolverá em dois eixos:
(1) o primeiro com ênfase no que se entende hoje por cidade criativa a nível global, na sua configuração local em distritos criativos e na possibilidade deste arranjo produtivo trazer benefícios aos cidadãos. Diante aos limites das parcerias público privadas, a perspectiva do “comum” vem sendo pesquisada por vários autores ainda que timidamente implementadas econômica ou politicamente; (2) após a contextualização do primeiro eixo, o segundo terá como foco as práticas, desde a co-pesquisa e o co-working até as práticas criativas colaborativas propriamente ditas e, em particular, a do co-design.


Fazer design no antropoceno: dilemas, desafios e potencialidades
Este projeto busca situar o fazer Design diante dos dilemas, desafios e potencialidades colocados pela emergência de uma nova era geológica na história do planeta Terra, marcada por intensas e vertiginosas alterações ambientais. Esta era vem sendo designada a partir de uma marca cada vez mais evidente, associada a um determinado tipo de ação humana: o Antropoceno. Para dar conta de investigar as implicações do Antropoceno no fazer Design, o projeto se organiza em quatro frentes de ação: (1) Revisão bibliográfica e levantamento do estado da arte de estudos sobre Antropoceno, dentro e fora do campo do design; (2) Antropoceno situado: investigação etnográfica, histórica, geontológica, narrativa e especulativa na região do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro; (3) Aprender fazendo com as perspectivas afroindígenas; e (4) Design como prática de correspondência permacultural. Visando reunir subsídios científicos para o enfrentamento de questões sociais contemporâneas, tais como a manutenção das condições da vida no Antropoceno, o projeto articula abordagens sociais e antropológicas ao campo do Design de Programação Visual. Combinando diversas abordagens metodológicas, o projeto coordena uma série de ações de ensino, pesquisa e extensão para endereçar os seguintes objetivos: Investigar o que caracteriza o Antropoceno; Identificar as implicações da nova era geológica no fazer Design; Reunir material de referência sobre Design e Antropoceno; Apontar para revisões epistemológicas e metodológicas no campo do Design, em resposta aos desafios colocados pelo Antropoceno; Situar o Antropoceno, investigando a especificidade da sua incidência na região central da cidade do Rio de Janeiro; Fazer circular conhecimentos e tecnologias sociais sustentáveis, tais como as produzidas por indígenas, quilombolas, povos de terreiro, e movimentos ligados à agroecologia e à permacultura; E aplicar os conhecimentos de Programação Visual à divulgação ampla dos conhecimentos reunidos.


Fabulações especulativas em direção a uma antropologia por meio do design
Em consonância ao plano de trabalho apresentado ao Prociência/Uerj 2017 sob o título de ?Da inovação social à imaginação coletiva: estudo sobre novas formas de engajamento e participação e suas correspondências com o ensino e a pesquisa em design?, o projeto de pesquisa para o pós-doutorado é dedicado ao aprofundamento e especificação dos objetivos gerais apresentados ao Prociência, a saber: investigar as relações entre formas de engajamento e participação com processos de ensino e pesquisa em design por meio de um estudo que conjuga modos de produção de conhecimento em design e antropologia, contribuindo assim para o avanço das pesquisas sobre educação em design e, concomitantemente, para a consolidação do campo de estudos denominado de design anthropology. A fim de alcançar tais objetivos, a abordagem metodológica adotada para o desenvolvimento da pesquisa combina cinco diferentes frentes de trabalho, a saber: 1) estado da arte e revisão de literatura em teoria antropológica, em busca de reconsiderações da antropologia como uma prática de pesquisa aberta, engajada, criativa e imaginativa; 2) estado da arte e revisão de literatura dos estudos em design anthropology; 3) pesquisa de campo e de arquivo sobre experimentações educacionais em design, como, por exemplo, nos arquivos da Bauhaus (1919-1933), e da Escola de Ulm (HfG-Ulm, 1952-1968), e em outras escolas de design em funcionamento hoje na Europa; 4) comparação entre o material coletado na Europa com os dados etnográficos recolhidos pela pesquisadora no Brasil, entre 2016 e 2017, em torno do movimento Esdi Aberta; 5) preparação de um ensaio de fabulação especulativa que busca indicar porque a educação em design pode ser relevante não somente para a formação de profissionais de design, mas também para o treinamento de um novo tipo de antropólogos, aptos a se engajar com aqueles que eles pesquisam, por meio de relações de imaginação coletiva e correspondência.


Estudos da imagem e da representação visual
Pesquisar a produção e recepção de imagens e de representações visuais em sua relação com o design enquanto campo e enquanto projeto. O projeto de pesquisa abrange um campo amplo de imagens e de representações visuais: desenho, fotografia, comunicação visual, artes plásticas, cartografias e infográficos. A relação com a prática de projeto é o elemento comum assim como a possibilidade de análise por meio dos campos de conhecimento que caracterizam o grupo de pesquisa Laboratório de Design e Antropologia (LaDA): design, antropologia, ciências sociais e políticas.



Documentação, análise e sistematização de parâmetros para a revisão e atualização das relações de participação e engajamento entre os envolvidos em atividades de ensino e pesquisa em design
o presente projeto busca redefinir, em termos antropológicos, o que constitui a educação e a pesquisa em design. Ao especificar a originalidade que as distingue, nomeadamente as abordagens pedagógicas e investigativas de (1) aprendizado pelo fazer e (2) exercícios de imaginação coletiva de futuros transformativos, complementarmente a pesquisa se orienta para uma reconsideração do ensino e da pesquisa em design por meio de uma análise antropológica. Ao combinar design e antropologia, ela inevitavelmente contribuirá, também, para a ampliação do escopo de estudos no emergente campo denominado de design anthropology, que reúne pesquisadores das duas áreas em busca do estabelecimento de relações simétricas entre modos de produção de conhecimento próprios às duas áreas de estudos a fim de produzir inovações para a prática e pesquisa nas ciências sociais, como é o caso da antropologia, e nas ciências sociais aplicadas, como é o caso da área de design.


Design e Cidade: Projetos, Processos e Possíveis
Para apreender a atual urbanidade, é preciso apreender as dinâmicas materiais de mobilização e constituição dos territórios metropolitanos e, ao mesmo tempo, mais especificamente, a dos “projetos” urbanos que às primeiras se articulam ou tentam se sobrepôr. Delinham-se aqui algumas pistas para reflexão: por um lado, na passagem da cidade industrial para a megalópole pós-industrial, as transformações dos modos de produção, de acumulação e, do próprio trabalho e, por outro, as consequências dessas transformações sobre o projeto urbano. Trata-se de refletir sobre os encontros e desencontros entre as transformações materiais que atravessam e (re)estruturam os espaços metropolitanos e as ações políticas, econômicas e, sobretudo, projetuais que tentam simultaneamente lidar com essas dinâmicas, as determinam ou são por elas determinadas. A crise é da cidade ou do projeto, do próprio modo de projetar? E como o design pode contribuir?


Design e Antropologia: conexões possíveis
Investigar as possibilidades de conjugação de modos de produção de conhecimento em design e em antropologia, contribuindo para uma reflexão crítica sobre a transdisciplinaridade e suas implicações para a consolidação do design como campo de pesquisa. Contribuir para o estabelecimento de práticas de pesquisa em design, aqui tomado como ciência social aplicada, que nos permitam apontar para outros modos de enfrentamento dos desafios que se colocam à essa área profissional em meio à complexidade do mundo contemporâneo.


Codesign, Cidade e Cidadania
O projeto tem por objetivo a elaboração de uma plataforma para o desenvolvimento de metodologias em design colaborativo que possam fomentar uma cidadania ativa através de parcerias com diferentes pessoas, instituições e formas de organização. Nesse sentido, investiga como diferentes formas de participação cidadã são evocadas através dessas metodologias em distintos contextos sociais e territórios urbanos, buscando desenvolver e consolidar experimentos de design para o fomento de processos democráticos baseados em novas formas de participação cidadã.



Cenários de futuros urbanos em meio a mudanças climáticas: Rio de Janeiro, Copenhagen e Hargeisa em 2050
Quais as perspectivas de futuro para a vida urbana frente às mudanças climáticas? Tendo em vista tal questão, e mobilizando aportes das humanidades e do design, este projeto volta-se à construção de cenários de futuros possíveis para algumas cidades ao redor do mundo. Tais cenários oferecerão um panorama especulativo de possíveis desdobramentos das mudanças climáticas na vida urbana em 2050. Três cidades com situações político-econômicas bastante distintas foram selecionadas como pontos-chave para a elaboração desses cenários: Rio de Janeiro (Brasil), Copenhagen (Dinamarca) e Hargeisa (Somalilândia). Materializando trabalhos especulativos e imaginativos orientados a futuros possíveis, os cenários elaborados neste projeto oferecerão insumos para projetos de design potencialmente inovadores que busquem lidar com os efeitos da mudança climática na vida urbana.


Arquitetura de Terreiros : Ecos da subjetividade afro-brasileira no espaço do sagrado
O objetivo geral deste projeto é desenvolver uma investigação sobre a arquitetura dos terreiros na contemporaneidade, a partir de suas relações históricas com ecos da subjetividade afro-brasileira que marcam características construtivas, formais e tipológicas desses espaços do sagrado. A hipótese central da investigação consiste em compreender que a condição da arquitetura contemporânea dos terreiros, de cultos de matrizes africanas, guardam em suas formas de uso do espaço, vestígios que nos indicam uma habitabilidade de tradições, ancestralidades, quilombismo, etc. As históricas relações e adaptações e estratégias de um povo que foi escravizado e submetido a uma nova cultura de dominação fez gerar alternativas de resistência para manutenção de sua fé e práticas religiosas. Assim, as arquiteturas dos terreiros contemporâneos parecem guardar em seus usos e adaptações construtivas muitos vestígios dessas estratégias de resistência e adaptabilidade.


Arquitetura Com-sentida: Atravessamentos contemporâneos entre cidade, design e arte no limiar da cultura
O objetivo geral deste projeto é situar a ideia de arquitetura e urbanismo no debate contemporâneo das emergências sociais e de suas relações com design, arte e cultura, a partir de reflexões sobre participação, coautoria, decolonialidade, lugar, práticas populares, alteridade, intersubjetividade, superfície de contato, evento, entre outras. A hipótese central da investigação consiste em compreender que a condição da arquitetura e urbanismo contemporâneos e das emergências sociais desafia os profissionais na criação de projetos que produzam deslocamentos de suas próprias "identidades fixas"na construção de uma "desidentificação aditiva", onde as intervenções e a cultura material possam estar atravessadas por múltiplas facetas, por exemplo, entre arquitetura, design, arte e cultura, expandindo fronteiras de construções socialmente justificáveis.
